

Quem foi Joca Vieira?
João Rodrigues Vieira, nasceu em Patos na Paraíba, em 1893.O pai de Joca era proprietário de Terras, casou-se duas vezes, teve sete filhos( alguns falam nove), a maioria de seus filhos se formaram, o que era muito raro na época.
Joca formou se em farmácia pela faculdade de Recife. Chegou em Amarante na companhia dos irmãos, um era juiz e o outro contador. Joca Vieira e o irmão Miguel Arcoverde eram muito amigos.Em Amarante participou da fundação do tradicional colégio Amarantino junto com seu amigo Odilon Nunes( grande mestre e historiador).
Joca Vieira casou-se com Helena Sobral, com quem teve os filhos: Dayse Arcoverde Coutinho; Ivan, Edgar e Verbena. Sua esposa Helena era descendente de portugueses que fixaram em Amarante. Em Floriano , Joca Vieira foi professor da escola Normal e exerceu o cargo em comissão de prefeito, no período de 1934 a 1936. Em Teresina,Joca Vieira morou quase toda vida na rua Sete de Setembro, foi diretor da escola Normal em Teresina, hoje Instituto Educacional Antonino Freire, Joca também lecionou no Liceu Piauiense.
Representava como farmacêutico salvo engano, a Farmácia Carvalho e foi um dos mais destacados membros do Conselho Regional de Farmácia. Apesar da profissão deu a vida pela docência.
Joca Vieira era espírita (Kardecista), um dos fundadores da Federação Espírita Piauiense, que presidiu por mais de 30 anos. Foi ele que, conseguiu a doação do terreno e construiu a sede com recursos que ele com seu prestígio e ao lado de outros fundadores como o desembargador Pedro Conde e o promotor de justiça Dr.Heli da Rocha Nunes (pai de Torquato Neto). No passado ,há mais ou menos 50 ou 60 anos , ser Kardecista despertava desconfiança e medo de muita gente, falavam que eles se comunicavam com os mortos e isso era coisa do demônio ,em uma sociedade muito católica, ainda nem se falava muito em protestantismo, imagine em espiritismo. As pessoas não entendiam muito a filosofia, a doutrina espírita.
Em Amarante, Joca participou da primeira manifestação física registrada no Piauí. Em uma casa de uma senhora apareceu fezes dentro das panelas, ao chegar essa casa Joca vieira com a sua mediunidade, viu o espírito de um preto velho que estava em cima de uma árvore, o espírito lhe disse que a dias tentava se comunicar sem sucesso e tinha feito isso para chamar atenção dos moradores. Após uma conversa com o espírito, nunca mais manifestou-se aos moradores daquela casa .
Em Teresina já, apareceu em Joca um sinal no pescoço, deixando-o bastante preocupado, pois estava ficando com aspectos feios, então uma noite antes de dormirem oração pediu a um médico alemão que livrasse o incomodo. No outro dia o sinal estava caído na rede.
Joca Vieira fazia um trabalho social muito grande. Não se cansava de atender as pessoas carentes, Sua casa era sempre cheia de idosos, que ele atendia com o maior carinho. Ninguém saia da sua casa sem consolo material ou espiritual. Morreu com poucos recursos. Em reconhecimento ao seu trabalho temos o Centro Espírita Joca Vieira e a escola perto do Verdão. Joca desencarnou em 1970.